Cálculos de custos (clique na imagem para ampliar) |
No Brasil, o custo mensal da Energia Elétrica, calculado e estabelecido pela ANEEL para cada distribuidora, é composto das seguintes parcelas:
1 –DEMANDA
Parcela responsável pela remuneração da infraestrutura de transmissão e distribuição de energia elétrica. É calculada em função da carga de cada consumidor. É um valor fixo mensal e caso ocorra ultrapassagem da demanda contratada será cobrada uma penalidade (3 x tarifa pela demanda acima da contratada).
2 - ENERGIA
Existem duas classes de consumidores: A e B. Os consumidores da Classe B não possuem diferenciação de horário de consumo, mas os da Classe A (acima de 2,5 KV) possuem uma divisão em dois tipos de horário: PONTA ( normalmente de 18:00hs às 21:00hs) e FORA DE PONTA (restante do dia). Isto ocorre devido ao pico do consumo no horário de PONTA, onde é fixado um aumento das tarifas, para desestimular o consumo neste período.
3 - ENCARGOS
Esta é a parcela onde são incluídas: a Taxa de Fiscalização da ANEEL, as contribuições da CIDE e da CCC e o ESS, que são os Encargos do Serviço do Sistema.. Podemos dizer que são as despesas extras, ocasionadas por manutenções ou emergências em linhas de transmissão ou subestações ou ainda uso de fontes de geração de energia elétrica mais cara que a estabelecida no padrão.
Na tabela, no início, observa-se o cálculo do custo mensal de Energia Elétrica de um consumidor da distribuidora CEMIG, da Classe A4 no Horário Sazonal Azul. São mostradas as Tarifas da ANEEL, publicadas na Resolução 1700 de 07 de abril de 2014 e a tabela com os custos mensais para o consumidor, não incluindo os impostos PIS/COFINS e ICMS.
O objetivo deste informativo é esclarecer sobre a criação das BANDEIRAS DE ENERGIA, que foram criadas para reduzir o impacto financeiro sobre as distribuidoras e o índice de reajuste anual de energia e seu efeito sobre o ESS.
O ESS cobre a diferença do preço da energia gerada por fontes de maior custo que a geração hidráulica, que é a mais barata. O ONS (Órgão Nacional do Sistema) é responsável pelo despacho das usinas térmicas, quando não existe disponibilidade de usinas hidroelétricas suficientes para manter a demanda de energia.
No caso dos consumidores livres, a CCEE (Câmara de Compensação de Energia Elétrica), cobra o ESS no mês seguinte dos consumidores livres e dos cativos a responsabilidade do pagamento é das distribuidoras, que geram uma conta corrigida que será incluída no reajuste anual da tarifa do consumidor.
Visando reduzir o valor desta conta, foi criada a Tarifa das BANDEIRAS DE ENERGIA – VERDE – AMARELA - VERMELHA, que permitirão a aplicação imediata de tarifas maiores aos consumidores cativos.
O sistema funciona da seguinte forma: ao término do mês o ONS avalia como foi o uso de fontes mais caras de energia: se foi normal mantem-se a BANDEIRA VERDE, se foi médio usa-se a BANDEIRA AMARELA e se foi intenso a aplicação será da BANDEIRA VERMELHA.
Na tabela, no início, observa-se o impacto causado pela aplicação das Tarifas das BANDEIRAS DE ENERGIA.
No caso da aplicação da BANDEIRA AMARELA, o impacto é de mais 6% e de mais 11% para a BANDEIRA VERMELHA.
Observa-se que a aplicação das Tarifas das BANDERIAS DE ENERGIA é automática,e significará um acréscimo nos custos da energia para todos os consumidores cativos, a partir de Janeiro de 2015.
O peso dos reajustes de Energia Elétrica será significativo para as empresas. Estaremos em um mercado recessivo, com muito pouco dinheiro circulando, com uma competição forte e com os produtos brasileiros sendo onerados pela Energia Elétrica cada vez mais em sua matriz de custos.
A solução é procurar alternativas dentro da empresa, substituindo motores antigos, atualizando circuitos elétricos e principalmente apoiando-se em experts na contratação da Energia e na escolha de melhores soluções de atendimento à suas necessidades.
Existem fontes alternativas de energia que levam a economia de 15 a 20% no custo mensal e o empresário de pequeno e médio porte, que não tem estrutura para manter um especialista nos seus quadros, deve procurar apoio de um consultor, senão perderá oportunidades ou fará escolhas pouco produtivas e não obterá os resultados desejados
Nenhum comentário:
Postar um comentário