quarta-feira, 15 de julho de 2015

A importância de cada player no custo da energia Elétrica

Existem vários  fatores e agentes que interferem na composição do custo da Energia Elétrica no Sistema Brasileiro.

A composição das Tarifas, definidas pela ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica), órgão controlador do Sistema, é feita à partir de dados recebidos das entidades envolvidas, estudados sob a ótica dos contratos de concessão assinados com os Agentes Operacionais, discutidas em Audiências Públicas e posteriormente aprovadas pela Diretoria em Reuniões Públicas.

Como podemos observar, existe um sistema democrático de avaliação dos dados e a definição das Tarifas que serão pagas pelos consumidores, que são elaboradas  de forma transparente.

A dificuldade acontece antes, diante dos vários fatores e agentes que interferem e são fundamentais na política, na governança das instituições, na filosofia e nos objetivos de cada um dos personagens envolvidos no conjunto do Sistema Elétrico Brasileiro.

Os fabricantes de equipamentos para a geração de energia, os responsáveis pela Sustentabilidade do Meio Ambiente, o Governo, o Congresso, os Agentes operacionais do sistema, os Investidores, os Órgãos envolvidos tais como: ANEEL, ANP, EPE, CNPE, NOS, CCEE e outros, as alternativas de geração de energia e os consumidores Cativos e Livres, exercem pressões sobre o Sistema de forma a atingir seus objetivos individuais, alguns desejando elevar as tarifas, outros querendo diminuí-las e outros apenas controlá-las.

Na Pizza, a seguir, observem como a atuação de cada agente influi na definição das Tarifas de Energia Elétrica:
  


(Clique duas vezes para assistir em tela cheia)

 A decisão tomada, individualmente, interfere diretamente em vários outros agentes, que vão reagir, imediatamente, contra ou a favor e pedir ressarcimento de perdas ou questionar vantagens dos outros.
Estes são os costumes e a tradição dos negócios e da vida democrática que desejamos viver.

É muito fácil sentar numa cadeira e digitar em um artigo de jornal ou revista, ou mesmo falar em um programa de TV ou rádio, ou, ainda, discursar em uma plenária, um comentário sobre a eficiência de uma medida tomada por um órgão de governo, ou um agente qualquer.

É preciso muita inteligência e conhecimento para emitir opiniões, para não contaminar o ambiente, já extremamente alterado com as tarifas elevadas e necessitando da implantação de soluções difíceis para todos.

Observem a complexidade do Sistema Elétrico Brasileiro e sua constante e enorme  volatilidade em função da dependência de efeitos internos citados acima e, ainda, de efeitos  externos, causados pela  forte presença da fonte de geração de energia hidráulica com peso acima de 60% na matriz do sistema  e sua imprevisibilidade, no médio e longo prazo.

A geração hidráulica é uma fonte limpa e renovável, com vantagens  enormes, mas carrega junto um elevado risco de incertezas, o que exige a implantação de  geração de energia de reserva.

Considerando estes fatores e a dificuldade para os empresários de acompanhar toda esta complexidade e o peso deste insumo na sua matriz de custo fabril, é importante a procura de um especialista no assunto para apoiá-lo.

Os especialistas estão a sua inteira disposição para ajudá-lo no entendimento das variáveis do processo e nas possibilidades de atingir as melhores filosofias de trabalho e os melhores resultados econômicos para sua empresa.

As decisões dos empresários é que mantém a segurança e a vitalidade econômica de suas empresas.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário